Sobre Nós

O saber da Charcutaria Tradicional aliado aos novos hábitos de consumo.

Somos uma empresa fundada em 1982, por José e Isabel Carlos, com sede no Fundão, que opera na área de Charcutaria regional. Hoje somos uma referência na produção e comercialização de enchidos e presuntos da região da Serra da Estrela.

Usamos nos nossos produtos matéria-prima 95% de origem portuguesa que dão origem a enchidos, presuntos e à gama de comida pronta. Todos os nossos enchidos são fumados com lenha de azinho em fumeiros de tijolo de burro. E ao longo de toda a nossa produção garantimos a qualidade dos nossos produtos com a certificação IFS.

Na sua casa era tradição fazer-se a matança do porco e José Carlos, o fundador da Salsicharia da Gardunha, começou a dedicar-se ao negócio de família desde cedo.
Quando era jovem os homens desmanchavam o porco, faziam o corte, salgavam os presuntos e fumavam os enchidos com lenha de azinho, nos típicos fornos de tijolo de burro.
As mulheres, por seu lado, encarregavam-se de preparar os condimentos para a carne e encherem os chouriços, farinheiras, morcelas e outros.

Ainda se estava no tempo dos pais de José Carlos, quando aquilo que era feito para consumo interno passou a ser vendido na pequena mercearia familiar de Valverde, perto do Fundão. O negócio expandiu-se nos anos 80, quando já, José Carlos, se estabeleceu no mercado do Fundão, dando origem ao crescimento da procura pelos presuntos e enchidos produzidos pela família.

Com o apoio de Isabel Simão, a esposa, e sustentado no conhecimento que ambos tinham adquirido com as gerações anteriores, na arte de bem fazer enchidos e presuntos, fundou a Salsicharia da Gardunha em 1982.

José Carlos, Cecília Maria e Isabel Simão

A fábrica fica na Beira Baixa – Fundão, aos pés da Serra da Gardunha e voltada para a Serra da Estrela. Mantém a tradição e o saber familiar na confeção dos enchidos e presuntos da região, utilizando as tecnologias atuais para a sua produção e um sistema de gestão certificado. A qualidade dos produtos que coloca no mercado e os seus serviços estão certificados pela norma IFS, da International Featured Standards (IFS), organização internacional reconhecida nesta área.

“É uma marca serrana distinta, de enchidos, presuntos e fatiados.”

Os enchidos fazem parte da tradição e da cultura da gastronomia portuguesa.

Os chouriços mouro e de carne, farinheiras e o paio da Fumeiro da Gardunha têm, para além dos aromas e sabores da carne de porco de origem portuguesa, notas fumadas dadas pela lenha de azinho em fumeiros de tijolo burro. São suaves e agradáveis, bons para vários momentos à mesa em família ou com os amigos, seja como entrada ou como componente de diversos cozinhados, tornando-os mais ricos e saborosos. São, sobretudo, o resultado da arte de bem fazer, de uma família que se dedica a esta profissão na Beira Interior há várias gerações.

Quase 40 anos depois da fundação da Salsicharia da Gardunha, o lançamento da marca Fumeiro da Gardunha mostra a capacidade de inovar e empreender de um negócio familiar que se tinha dedicado, até 2019, apenas à produção de presuntos e produtos de charcutaria. O microclima da região da Serra da Gardunha e do Fundão é um dos contributos para a sua genuinidade e distinção. Os outros integram a história de uma empresa com tradição na sua produção, que procurou alargar a sua oferta aos consumidores, com receitas inspiradas pela fundadora, Isabel Simão, a Mãe Isabel, e pela sua progenitora. São sabores de conforto que a marca propõe aos consumidores,
alternativas para os tempos bons à mesa das famílias portuguesas.

As referências mais recentes da Salsicharia da Gardunha são o resultado de um trabalho desenvolvido pela equipa de Inovação & Desenvolvimento da empresa, na procura de soluções para as necessidades atuais dos consumidores. São propostas nutritivas e saborosas, rápidas de preparar, ideais para quem quer manter hábitos alimentares saudáveis, num mundo em que há cada vez menos tempo para estar na cozinha.

Política de Qualidade

Aliamos o saber e as receitas típicas, à melhor tecnologia que nos garante a melhor qualidade e segurança alimentar. Hoje somos uma empresa de referência na região na área da Charcutaria tradicional e com elevada capacidade para acompanhar as tendências do mercado.

Política da qualidade e segurança alimentar

A Salsicharia da Gardunha pretende afirmar-se como uma referência no mercado, nos produtos da charcutaria portuguesa, assentando o seu posicionamento estratégico no reforço de parcerias geradoras de valor e na consolidação e diferenciação da qualidade e segurança alimentar dos seus produtos.

Entende como determinante na sua atuação o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares e a disponibilização permanente da informação a fornecedores, colaboradores, clientes e entidades oficiais.

Estabelece como prioritário da sua política:

– Promover a melhoria contínua dos seus processos visando garantir a sustentabilidade da organização;

– Assegurar a definição de regras de conduta como meio de estabelecimento da responsabilidade ética;

– Salvaguardar a identificação e a satisfação de todas as partes interessadas;            

– Garantir o cumprimento de todas as especificações de produto/serviço, dos requisitos legais, regulamentares e autenticidade por forma a assegurar o fornecimento de produtos seguros, com qualidade e de acordo com os requisitos de cliente;

– Promover a capacitação dos recursos humanos a partir da melhoria contínua das suas competências;

– Integrar princípios de sustentabilidade ambiental, assegurando as boas práticas ambientais.

– Partilhar e promover uma cultura de segurança dos alimentos assente em valores compartilhados, crenças e normas que afetam o pensamento e o comportamento em relação à segurança de alimentos em, através, e por toda a organização.

Todos os colaboradores assumem o compromisso pelo cumprimento desta política.

 

A Gerência assume o compromisso da sua implementação, divulgação e manutenção.